quarta-feira, 25 de abril de 2007

EXERCÍCIO 1

RESUMO PRIMEIRA AULA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
POR:GRAZIELE P. SILVA

O sistema é uma combinação de partes coordenadas, de modo que concorram para realização de um conjunto de objetivos.
Segundo [LAU99], Sistemas de informação são componentes complexos, que podem ser descritos em termos de suas dimensões organizacional, humana e tecnológica, e exigem uma abordagem multidisciplinar, no que diz respeito a sua otimização e a resolução de problemas que lhe são pertinentes.
A cultura em Sistemas de Informação vai além do conhecimento da cultura de computadores. Ela consiste no conhecimento de como as informações produzidas pelos sistemas computacionais são usadas pelas organizações para aumentar lucros, diminuir custos, melhorar a produtividade e melhorar a satisfação do cliente.
Os sistemas aparecem, em nosso mundo, de forma estruturada, em hierarquias. Assim, um sistema pode sempre ser decomposto em sistemas menores – SUBSISTEMAS.
Quando se pensa em sistema, deve-se ter em mente cinco considerações básicas:
1. objetivos totais do sistema
2. ambiente do sistema
3. recursos do sistema
4. componentes do sistema
5. administração do sistema
Como existem diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização existem diferentes tipos de sistemas. A organização é dividida em níveis e suas áreas funcionais.
Sistemas do nível operacional: dá suporte aos gerentes operacionais, acompanhando atividades e transações elementares da organização, como vendas, contas a receber, depósitos à vista, folha de pagamento, concessão de crédito e fluxo de matérias-primas dentro de uma fábrica.
Sistemas do nível gerencial: atendem às atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios.
Sistemas do nível estratégico: ajudam a gerência sênior a atacar e enfrentar questões estratégicas e tendências de longo prazo tanto na empresa quanto no ambiente externo.
O uso generalizado de sistemas de informação nas organizações aumenta a necessidade de profissionais com conhecimento do desenvolvimento e gerenciamento de sistemas. Profissionais com esses conhecimentos apóiam a inovação, planejamento e gerenciamento da infra-estrutura de informação e coordenação dos recursos de informação nas organizações.

[LAU99] LAUDON, K.C; Laudon, J.P. Sistemas de Informação. 4ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

Nenhum comentário: